A Ecoloja do Mercado Sul é um espaço coletivo e autogestionado de convivência, trocas e comercialização de produtos e serviços com princípios ecológicos e da Economia Solidária. Foi construída num processo colaborativo de ideias e sonhos, enraizados a partir das edições mensais da EcoFeira do Mercado Sul.
A Ecoloja foi inaugurada em setembro de 2016, criada e gerida por expositoras e expositores autônomos, chamadxs por nós de Ecofeirantes. Abriga artesanatos, ilustrações, livros e publicações independentes, camisetas, cosméticos naturais e outros produtos solidários, além de promover e apoiar redes de colaboração e consumo coletivo de alimentos em Taguatinga.
A construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e justa parte do fortalecimento dos princípios de autonomia, solidariedade, trabalho coletivo e cooperação. A Ecoloja acredita nesse caminho de estar no mundo, sendo um passo a mais na consolidação da sustentabilidade do Mercado Sul, enquanto território de luta pelo direito à cidade.
Funcionamento
De segunda à sexta, das 9h às 17h
Sábados, das 9h às 12h
Históricos solidários
A Ecoloja é um ponto fixo de comercialização solidária que dá continuidade às edições mensais da EcoFeira do Mercado Sul, realizadas nesse mesmo território desde o final de 2013. Também tem como parceria e inspiração de autogestão o Armazém do Ofício, loja solidária formada por mulheres artesãs, com sede em Taguatinga Norte.
Entre 2013 e 2014, o Beco abrigou também um grupo de consumo de produtos orgânicos, vinculado a produtores agroecológicos e de alimentos integrais da região. Anos antes, em 2008, a oficina de artes e ofícios Tempo Eco Arte criou a primeira loja de artesanato e economia solidária do Beco, que funcionou durante um ano, chamada de Mercado Brasileiro.